Muitas pessoas ouvem falar em Dropshipping mas não sabem o que é. Neste artigo veremos o que é e como funciona esse modelo de logística conhecido como Dropshipping. O que é Dropshipping? Este modelo é muito utilizado hoje em dia por grandes marketplaces como Amazon, Mercado Livre, Magazine Luiza entre outros.

Entender sobre o Dropshipping pode ampliar os horizontes quando se trata de vendas online. Cada vez mais esse modelo de e-commerce se torna popular ao redor do mundo e isso não é diferente aqui no Brasil.

Se você está pensando em começar a vender produtos online em qualquer marketplace você deveria aprender mais sobre o Dropshipping.

Mas afinal, o que é Dropshipping?

Como mencionado anteriormente o Dropshipping nada mais é que um modelo de logística. Modelo esse que não é necessário ter um estoque de um determinado produto a ser vendido. Isso significa que você não precisa de rios de dinheiro inicial para investir num estoque, sem a certeza de que aquele estoque irá vender.

Isso é uma grande vantagem, pois como já disse antes, sem a necessidade de estoque, é possível iniciar no Dropshipping sem muito dinheiro.

É totalmente possível colocar qualquer produto para ser vendido em um marketplace ou sua própria loja utilizando o modelo Dropshipping de logística.

Isso torna o modelo Dropshipping super inovador e este modelo vem crescendo cada vez mais no Brasil e no mundo.

Definitivo: O que é Dropshipping, Aprenda Neste Artigo!
Definitivo: O que é Dropshipping, Aprenda Neste Artigo!

Como Funciona o Dropshipping na Prática?

Com uma variedade enorme de possibilidades, o Dropshipping pode ser posto em prática através de alguma plataforma em que você pode criar sua própria loja. Existem diversas plataformas em que isso é possível, como por exemplo a Shopify ou a Loja Integrada por exemplo.

Você deve encontrar bons fornecedores para fazer todo o trabalho de logística para você.

Todas as vezes que você realizar uma venda em sua loja, você processa seus pedidos comprando o produto diretamente com o seu fornecedor, porém com os dados do seu cliente.

Isso lhe permite vender praticamente qualquer produto sem investir em estoque e sem se preocupar com a logística. Por isso o Dropshipping é tão revolucionário. 

Como já dito anteriormente, diversos grandes marketplaces utilizam esse modelo de logística para vendas.

Qual o Segredo Para Ser Bem Sucedido No Dropshipping?

Não há grandes segredos para ser bem sucedido no Dropshipping. O Dropshipping depende muito de testes de diferentes produtos. Você pode testar diversos produtos a serem vendidos até encontrar o seu produto “vencedor”.

Não se esqueça de escolher bem seus fornecedores, pois isso é muito importante, afinal, o que adianta ter um bom produto se seu fornecedor é incopetente. 

Tenha uma gama de produtos em seu portfólio vai aumentar as suas chances de ter sucesso no Dropshipping. Aconselho que você trabalhe da maneira mais profissional possível nesse mercado, pois a concorrência é muito alta.

Escolha trabalhar com produtos nos quais você já tenha conhecimento prévio, pois isso facilitará a sua vida na hora de realizar as vendas.

Com o passar do tempo você ganhará experiência e terá mais capacidade de escolher bons produtos e fornecedores. Você entenderá as necessidades do seu clientes e será capaz de assim, oferecer a eles produtos que complementam seus produtos principais.

Quais as desvantagens do Dropshipping?

Apesar de ser uma “mão na roda” no Dropshipping nem tudo são flores.Obviamente, como qualquer outro empreendimento, existem riscos na hora de fazer Dropshipping.

Falta de estoque

Esse é um problema extremamente sério no Dropshipping, pois isso pode lhe trazer grandes dores de cabeça. Para evitar isso, monitore sempre a disponibilidade de estoque de seu fornecedor para evitar grandes problemas com seus clientes e até mesmo com a justiça.

Baixo lucro

Apesar das facilidades, o Dropshipping lhe oferece uma pouca margem de lucro. Obviamente isso depende muito do produto a ser vendido, pois não são todos os casos que isso acontece, mas a maioria sim. 

Você terá os custos de compra do produto, de repente terá que pagar os custos para manter sua loja online ou se for o caso, pagar as porcentagens cobradas pelos marketplaces.

Com certeza isso refletirá no preço final do seu produto e também no seu lucro.

Dificuldades em encontrar fornecedores

Muito raramente você será a única pessoa vendendo aquele determinado produto. Sempre há centenas de outros vendedores vendendo aquele produto, ou inseridos no mesmo nicho que o seu.

Implica nos preços finais dos produtos vendidos em sua loja, forçando você a ser mais profissional e a ter preços mais competitivos, diminuindo assim a sua margem de lucro.

Dependendo da ocasião, você terá uma margem de lucro ainda menor. Obviamente, esse problema pode ser corrigido quando trabalhamos com centenas de produtos, para assim ter mais escalabilidade nesse modelo tão revolucionário chamado Dropshipping.

Dicas finais

Essas dicas irão te proporcionar mais facilidade na hora de trabalhar com Dropshipping, então, atente-se.

Acho bons fornecedores

Sempre cobre de seus fornecedores. Pergunte-lhes como estão os serviços de logísticas que eles oferecem. Nunca deixe de cobrá-los.

Ter bons fornecedores é algo simplesmente indispensável no Dropshipping. Sendo assim, escolha bem seus fornecedores. Veja como outros clientes avaliam os seus fornecedores antes de tomar a decisão de trabalhar com aquele determinado fornecedor. 

Mantenha uma boa relação com o cliente

Manter uma relação mais aproximada com o seu cliente é fundamental. grandes empresas como Magazine Luiza e Nubank são bons exemplos nesse sentido.

Se possível, integre a sua loja com algum serviço de e-mail ou se whatsapp para manter essa relação mais aproximada. 

Monitore sempre a satisfação de seus clientes, pois assim você conseguirá fidelizar os clientes e eles irão sempre comprar de você na sua loja.

Se você tiver algum problema, resolva o mais rápido possível

Ninguém gosta de problemas, não é mesmo? Caso você tenha algum problema com alguma coisa, seja cliente ou fornecedor, resolva-o o mais rápido possível para evitar problemas ainda maiores. 

Isso trará ainda mais confiança, tanto por parte de seus clientes quanto de seus fornecedores e isso só trará benefícios.

Conclusão

O mundo está se tornando cada vez mais dinâmico, por isso entender o que é e como funciona o Dropshipping é fundamental para quem quer vender produtos físicos online.

Encontrar bons fornecedores também é de extrema importância nesse modelo logístico. Entender as necessidades do seu cliente também te ajudará imensamente em todo esse processo. 

Não se esqueça também que você pode trabalhar tanto com uma loja própria ou dentro de um marketplace.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!